4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

31 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê

O bebê está em posição enrolada há algumas semanas. Ele ganhará quase um quilo neste mês e estará pronto para um encontro cara a cara em apenas nove semanas.

Contando até 10. Mais ou menos na mesma hora todos os dias (se possível, o momento em que seu bebê estiver mais ativo), deite-se e observe quanto tempo leva para sentir os movimentos do bebê. Preferencialmente, esse tempo deve ser inferior a uma hora, mas muitas mulheres descobrem que leva apenas alguns minutos, dependendo da hora do dia. Se uma hora passar sem qualquer movimento, coma um lanche leve, deite-se de barriga para cima e tente novamente. Se você ainda não sentir nada, ligue para seu profissional de saúde.

Vá com calma. Se seu bebê estiver menos ativo nesta fase, é apenas porque os movimentos são menos irregulares e mais organizados. Além disso, não há tanto espaço no útero como havia há algumas semanas.

embryoimage-week31-700_no_text

31 Semanas de gravidez: Teus sintomas

Perdendo o fôlego? Isso se dá pelo útero estar em expansão, empurrando o diafragma em direção aos pulmões. Se o seu bebê estiver em uma posição baixa, considere-se sortuda.–Mulheres com bebês na posição alta têm muito mais dificuldades. Se você se sentir cansada e sem ar, reduza o ritmo e respire fundo. Perto do fim da gravidez (em torno da 37ª ou 38ª semana), você pode ter uma folga quando o bebê descer para a pélvis, liberando seu diafragma e os pulmões.

Escolhendo quem cuidará do bebê. Se você estiver pensando em uma babá, creche ou um parente, comece a pesquisar e entrevistar as potenciais opções agora. Mesmo que você não precise de cuidados em tempo integral, você provavelmente vai querer ter algumas recomendações de babá para ocasiões especiais.

Parto prematuro ou Braxton Hicks? Você provavelmente já ficou atenta aos sintomas de trabalho de parto prematuro desde o meio do segundo trimestre de gravidez. Agora que está no terceiro trimestre de gravidez, você começará a ter contrações de Braxton Hicks. Elas são diferentes das contrações pré-parto e não são motivo para se alarmar. A diferença? Se as contrações forem irregulares e desaparecerem ao mudar de posição ou caminhar, você provavelmente está tendo Braxton Hicks. Confira os conselhos e dicas para parto que Pampers traz para você!

Você sabia? Chupando o dedo já? Se uma mão ficar perto do rosto, o bebê pode mover a cabeça para trás e para frente em um "reflexo para firmar" e agarrar o polegar na boca e começar a sugar. Esse reflexo ajudará o bebê a localizar e pegar o peito após o nascimento.

preg-cal-footer-background
Você conhece alguém que gostaria deste artigo?