4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

Com dois meses de gravidez, você pode estar se sentindo sobrecarregada, empolgada, preocupada, feliz – talvez até com uma mistura dessas emoções e muitas outras. Isso é estar grávida.

Sintomas Comuns No Segundo Mês da Gravidez

No segundo mês da gravidez, pode ser que você sinta alguns dos seguintes sintomas:

  • Alterações de humor
  • Enjoo matinal
  • Desejos e aversões alimentares
  • Leve inchaço das mãos e pés
  • Queimação e indigestão
  • Constipação
  • Flatulência
  • Fadiga
  • Tontura

Apesar de nem todos esses sintomas da gravidez serem prazerosos, eles são normais e você talvez só sinta alguns deles.

Alterações de humor: Uma das razões para essas alterações de humor é o fato de seu corpo estar inundado de hormônios, como a gonadotrofina coriônica humana (hCG), a progesterona e o estrogênio. Esses hormônios também podem influenciar outros sintomas, como gazes, constipação, queimação, tontura, mudanças na pigmentação da pele (como o escurecimento dos mamilos), dores musculares e microvarizes.

Seu humor também pode flutuar de acordo com seu estado físico. Por exemplo, se estiver sofrendo com queimação e tontura, é natural que você se sinta um pouco desanimada.

Enjoo matinal: No primeiro trimestre, talvez você sinta os chamados enjoos matinais. Embora eles geralmente ocorram de manhã, a náusea e os vômitos podem acontecer a qualquer momento do dia. A boa notícia é que, para muitas mulheres, o enjoo geralmente passa no segundo trimestre.

Para ajudar a combater os enjoos matinais, mantenha uma dieta balanceada, ficando longe de pratos gordurosos ou apimentados quando possível e fazendo refeições frequentes e pequenas, para evitar ficar com o estômago vazio. Quando acordar de manhã, tente comer algumas bolachas de água e sal para estabilizar os níveis de glicose no sangue. Descanse, se hidrate e se desejar, experimente cheirar ou comer uma fatia de limão.

Desejos: Outros sintomas que você pode apresentar perto do segundo mês de gravidez são os desejos e aversões alimentares. Não se sabe bem por que essas preferências ocorrem, e embora pareçam estranhas, elas são muito comuns durante a gravidez. Fale com seu médico se estiver sentindo desejos por itens não alimentícios, como giz ou terra.

Sete Meses De Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: Perto da 32a semana, o bebê normalmente se encaixa na posição cefálica em preparação para o parto e também começa a “descer”, pressionando sua bexiga (alguém aí com vontade de ir ao banheiro?). Esse movimento pode diminuir a pressão sobre seus pulmões, tornando a respiração mais fácil. Os ossos de seu bebê também começam a ficar mais rígidos.

Todavia, o crânio continua flexível, para que o bebê possa passar pelo canal vaginal com maior facilidade. As placas do crânio se sobrepõem durante o parto e por isso alguns bebês nascem com a cabeça em formato de cone. Não se preocupe – o formato da cabeça de seu bebê voltará ao normal dentro de alguns dias.

Mudanças Em Seu Corpo: Durante o sétimo mês de gravidez, o espaço começa a ficar apertado em seu útero e seu bebê talvez esteja se mexendo menos por causa disso. Porém, você ainda deve sentir alguns movimentos diariamente.

Seu centro gravitacional muda na medida em que a barriga cresce e talvez você sinta instabilidade sobre seus pés, então ande sem pressa. Conforme a barriga aumenta, talvez você não consiga mais se inclinar e seu modo de andar também pode mudar para apoiá-la.

Seus seios vão aumentar e ficar ainda mais pesados. As veias podem se tornar visíveis e a cor de seus mamilos, escurecer.

Lista Resumida Para O Sétimo Mês de Gravidez

  • Descanse: É importante descansar o máximo possível. Embora talvez você ache difícil dormir com a barriga cada vez maior, tente dormir de lado, ou com travesseiros para se apoiar, como um entre as pernas.
  • Leia sobre parto prematuro: Muitas futuras mamães se preocupam com o parto prematuro e podem, às vezes, confundi-lo com as contrações de Braxton Hicks. Para acalmar seus receios, talvez seja útil se familiarizar com os sinais de parto prematuro, que incluem cólica persistente ou contrações, manchas de sangue pequenas ou sangramento e dor na região lombar. Se estiver preocupada e achar que está em trabalho de parto prematuro, ou tiver perguntas sobre o que está sentindo, consulte seu médico.
  • Fale com pessoas queridas: Com todos os sintomas da gravidez e a sua mudança de forma, talvez você sinta que perdeu controle sobre seu corpo. É um momento cheio de emoções e esses sentimentos são normais. Tente descansar e relaxar, fale com pessoas queridas sobre como está se sentindo e lembre-se de que não falta muito para acabar.
  • Leia sobre as contrações de Braxton Hicks: Essas contrações de treinamento também são conhecidas como contrações “falsas” e talvez você as sinta em diversas ocasiões em seu terceiro trimestre.
  • Pense em nomes para dar a seu bebê: Talvez você já saiba o nome que vai dar a seu bebê, mas se não souber, experimente o Gerador de Nomes Para Bebês de Pampers, pois ele poderá ajudá-la a chegar ao nome perfeito para seu pequenino.
  • Registre-se para receber ainda mais dicas sobre gravidez.