Segundo-Mês-da-Gravidez

É normalmente nessa fase com 2 meses de gestação que ela é descoberta. O atraso menstrual é notado e alguns sintomas que antes poderiam ser confundidos com sintomas de TPM, já começam a ser mais evidentes. 

Esse momento da gravidez é marcado principalmente pelo desenvolvimento do bebê, que é mais sensível nas primeiras 12 semanas, pois é a fase em que ocorre uma rápida multiplicação de células e formação dos principais órgãos. No entanto, durante toda a gestação também acontecem várias alterações no corpo da mulher, que podem resultar em vários sintomas e desconfortos como enjôos matinais, cansaço ou sensibilidade nos seios, por exemplo. Continue lendo para saber mais sobre esses sintomas e mudanças no corpo e no emocional durante o segundo mês de gravidez.

Sintomas comuns dos 2 meses de gravidez

Enquanto os sintomas do primeiro mês de gravidez passam despercebidos porque é quase um ciclo normal, o segundo mês de gravidez geralmente é repleto de sintomas típicos como sono, fadiga, dores nas costas ou até fome. Muitas vezes são elas em conjunto com um pouco de atraso na menstruação que levam a mulher a realizar um teste de gravidez para confirmar a que atribui essas mudanças.Esses são alguns dos sintomas mais comuns:

  • Alterações de humor: Uma das razões para essas alterações de humor é o fato de seu corpo estar inundado de hormônios, como a gonadotrofina coriônica humana (hCG), a progesterona e o estrogênio. Esses hormônios também podem influenciar outros sintomas, como gases, constipação, queimação, tontura, mudanças na pigmentação da pele (como o escurecimento dos mamilos), dores musculares e microvarizes.Seu humor também pode flutuar de acordo com seu estado físico. Por exemplo, se estiver sofrendo com queimação e tontura, é natural que você se sinta um pouco desanimada.

  • Enjoo matinal: No primeiro trimestre, talvez você sinta os chamados enjoos matinais. Embora geralmente ocorram de manhã, a náusea e os vômitos podem acontecer a qualquer momento do dia. A boa notícia é que, para muitas mulheres, o enjoo geralmente passa no segundo trimestre.

Para ajudar a combater os enjoos matinais, mantenha uma dieta balanceada, ficando longe de pratos gordurosos e apimentados quando possível e fazendo refeições frequentes e pequenas, para evitar ficar com o estômago vazio. Quando acordar de manhã, tente comer algumas bolachas de água e sal para estabilizar os níveis de glicose no sangue. Descanse, se hidrate e se desejar, experimente cheirar ou comer uma fatia de limão.

  • Desejos: Outros sintomas que você pode apresentar perto do segundo mês de gravidez são os desejos e aversões alimentares. Não se sabe bem por que essas preferências ocorrem, e embora pareçam estranhas, elas são muito comuns durante a gravidez. Fale com seu médico se estiver sentindo desejos por itens não alimentícios, como giz ou terra.

Segundo mês de gravidez e suas mudanças

  • Desenvolvimento Fetal: No segundo mês de gravidez, seu pequeno desenvolve características faciais, como a boca, a língua e o nariz. As pálpebras estão fechadas e não abrirão tão cedo. As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão. Seu pequeno poderá começar a fazer pequenos movimentos, mas você ainda não será capaz de senti-los.No final do segundo mês de gravidez, os órgãos, esqueleto e os membros já estarão lá. A placenta também já se formou e proporcionará nutrientes para seu bebê no restante da gravidez.

  • Mudanças no seu corpo: Nesse estágio, seu corpo não terá uma mudança drástica de aparência, mas talvez seus peitos fiquem mais inchados e pesados. Em determinado momento da gravidez, algumas mulheres desenvolvem vasinhos roxos ou vermelhos, o que é causado pelo aumento do volume sanguíneo e do elevado nível de hormônios. Exercícios podem ajudar a prevenir os vasinhos, e para muitas mulheres eles somem alguns meses depois do parto.

Cuidados importantes no segundo mês de gravidez

  • Consultas Iniciais do Pré-Natal: Vá a todas as suas consultas de pré-natal para manter-se saudável e verificar se está progredindo bem. É nesse mês, ou na sua primeira consulta, que seu médico conseguirá ouvir o batimento cardíaco do bebê.

  • Siga uma dieta saudável: Seu médico poderá aconselhá-la sobre uma dieta saudável e nutritiva durante a gravidez, além de responder perguntas que você possa ter.

  • Emoções da gravidez: Com dois meses de gravidez sua vida emocional pode ser uma montanha-russa de altos e baixos. Busque um grupo de apoio ou fale com pessoas em quem confiar sobre como está se sentindo.

  • Calcule sua data prevista de parto: Se você ainda não calculou sua data prevista, visite nossa Calculadora Gestacional de Pampers para descobrir quando esperar pela chegada de seu pequeno.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Gravidez saudável

Preparando-se para a gravidez: 3 passos para ficar saudável

O desafio físico de ser mãe

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

2º mês de gestação| Brasil Escola

Fontes

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.