First Month of Pregnancy

Será que um bebê vai chegar? Saiba a identificar quais são os sintomas da gravidez

Talvez você tenha começado a notar algumas mudanças em seu corpo durante, e tenha começado a ficar preocupada sobre elas. E começou a pensar : ‘’ Será que estou grávida?''  ‘’ Quais os sintomas de gravidez’’?

Qualquer que seja o sintoma, um teste de gravidez de farmácia poderá confirmar suas suspeitas. Os primeiros sintomas de gravidez podem ser tão sutis que somente algumas mulheres conseguem percebê-los, acabando por passar despercebidos na maior parte dos casos.Conhecer quais são os primeiros sintomas que podem aparecer é uma ótima forma de a mulher ficar mais atenta ao próprio corpo e conseguir identificar uma possível gravidez mais rápido. 

Sintomas do primeiro mês de gravidez

Sinais que aparecem no primeiro mês de gravidez não são necessariamente os mais evidentes,e eles variam de gestante para gestante. É importante sempre analisar se há a presença de sinais que possam indicar uma gravidez, mas a única maneira de confirmar é realizando exames de diagnóstico adequados, no momento correto. Identificar uma gravidez precocemente é de extrema importância para iniciar o acompanhamento pré-natal o mais rápido possível. 

O sinal que aparece mais precocemente e que pode indicar a gestação é o atraso menstrual. Porém, devido a porcentagem de mulheres que apresentam irregularidades do ciclo, esse sintoma isolado pode ser de difícil interpretação, sendo necessários outros métodos de detecção da gravidez. Os especialistas recomendam sempre realizar os exames de diagnóstico, Beta HCG e o ultrassom para confirmar ou descartar a suspeita de uma gravidez. 

Sinais que aparecem no primeiro mês de gravidez não são necessariamente os mais evidentes, mas também podem ser:

  • Alterações de humor

  • Inchaço

  • Cólica

  • Dor na lombar

  • Pequenos sangramentos

  • Necessidade frequente de urinar

  • Peitos sensíveis ou doloridos

  • Fadiga

  • Náusea

  • Constipação

  • Desejos e aversões alimentares

  • Menstruação atrasada

Tenha em mente que com um mês de gravidez, nem sempre você experimentará todos esses sintomas ou condições. 

Quando começam os sintomas de gravidez?

De acordo com a ginecologista e obstetra, Drª Elsa Pereira, o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para a menstruação.

A intensidade e regularidade dos sintomas também variam imenso de mulher para mulher. Para determinadas mulheres os sintomas tornam-se extremamente evidentes e intensos enquanto para outras poderão ser confundidos apenas com um simples mau estar.

1 mês de gravidez e suas mudanças

  1. Desenvolvimento embrionário: Após a concepção, o óvulo fertilizado viajará das trompas de falópio para o útero e se implantará na parede uterina. O óvulo se dividirá e se tornará um amontoado de células, que se transformarão em um embrião. Na oitava semana, aproximadamente, o embrião terá desenvolvido uma minúscula coluna e membros pequeninos, e começará a desenvolver o cérebro, os olhos e as orelhas.

  2. Mudanças no seu corpo: Quando descobrir que está grávida, talvez você reaja diferente do esperado. Seus sentimentos podem mudar de um momento para outro. Essas alterações emocionais, causadas parcialmente pelos hormônios da gravidez, são totalmente normais. Se permita tirar um tempo para descansar e processar seus sentimentos. Fora os sintomas precoces de gravidez descritos acima, pode ser que você note poucas mudanças físicas.

Meses seguintes da gravidez

A gravidez dura nove meses, certo? Bem, mais ou menos. A gravidez geralmente dura 40 semanas (quase 10 meses), a contar do primeiro dia de sua última menstruação. No entanto, não é incomum que o bebê chegue algumas semanas antes ou depois da data prevista, e os meses duram um pouco mais do que 4 semanas. Além disso, às vezes é difícil dizer a data exata da concepção. Assim, com todas essas variáveis, os nove meses são apenas uma referência. Caso tenha dúvidas sobre nascimento prematuro, leia nosso artigo sobre Cuidando do seu bebê prematuro.

É por isso que a gravidez geralmente é medida em semanas e não em meses e por isso, você pode se acostumar com referências como a “12a semana” ou a “32a semana”, por exemplo. Você também notará referências aos “trimestres da gravidez”. Os três trimestres são:

Com quantos meses de gravidez você está?

Há diferentes maneiras de calcular, mas geralmente consideramos que a mulher está grávida de um mês da semana 5 à semana 8 da gravidez – essas são as semanas logo depois do atraso em sua menstruação. Lembre-se, no entanto, que você terá concebido algumas semanas antes do que é considerado o primeiro mês.

No primeiro mês de gravidez, você pode ficar ansiosa para saber quando esperar a chegada de seu bebê, e a Calculadora Gestacional de Pampers é uma ferramenta útil, que proporcionará uma estimativa da data. Se você tiver um ciclo menstrual irregular ou não conseguir lembrar o primeiro dia de seu último ciclo, seu médico poderá fazer uma avaliação do seu tempo de gravidez.

Visite seu médico depois da confirmação para fazer um checkup e marcar o restante de suas consultas do pré-natal.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Calendário da gravidez

  2. 5 Semanas de Gravidez

  3. Sintomas de Gravidez

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Sintomas de gravidez: veja sinais desde os primeiros dias

  2. Sexo na gravidez: o que o bebê sente?

Fontes

  • Tua Saúde. (Dezembro de 2021). 14 primeiros sintomas de gravidez. Drª. Sheila Sedicias. Ginecologista. Acessado 21 de janeiro  de 2022. Disponível em: 10 primeiros sintomas de gravidez

  • Saúde e Bem-Estar ( Novembro de 2020). Sintomas de gravidez. Drª. Elsa Pereira.Ginecologista e Obstetra. Acessado 21 de janeiro  de 2022. Disponível em: Sintomas de gravidez

  • Sergio Franco.SINTOMAS DE GRAVIDEZ: ENTENDA OS SINAIS E FORMAS DE SABER SE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA.Dra. Rita Machado. Acessado 21 de janeiro  de 2022. Disponível em: Sintomas de gravidez

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.