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No terceiro mês de gravidez, você entrará no segundo trimestre, o que é uma ótima notícia em muitos sentidos.

Sintomas Comuns No Terceiro Mês de Gravidez

No terceiro mês da gravidez, alguns dos sintomas que você sentirá são agradáveis e bem vindos, enquanto outros são mais desafiadores. Lembre-se, todos esses sintomas são normais durante a gravidez, mas talvez você não sinta todos eles.

  • Ganho de peso
  • Aumento de energia
  • Aumento de corrimento vaginal
  • Veias varicosas
  • Vasinhos
  • Tontura
  • Necessidade frequente de urinar
  • Senso de calma
  • Esquecimento
  • Mudanças na pigmentação da pele

Três Meses de Gravidez: Mudanças Dentro e Fora

Desenvolvimento Fetal: Durante o terceiro mês de sua gravidez, a área genital de seu pequenino começará a se formar e os reflexos de sucção e do ato de engolir surgem. O desenvolvimento sensorial também continua: seu bebê começa a conseguir ouvir alguns sons do mundo exterior e começa a se tornar sensível à luz forte. Pelos ultrafinos e macios, chamados lanugo, aparecem na pele, mas até o momento do parto, a maior parte desses pelos já haverá sumido.

Mudanças Em Seu Corpo: É possível que sua barriga comece a aparecer nesse mês, embora isso varie de mulher para mulher. Seus seios também poderão ficar inchados. Um dos sintomas da gravidez que é típico do terceiro mês é a melhora dos enjoos, que são substituídos pela fome. Lembre-se de comer bem, pensando em qualidade e não em quantidade. Algumas mulheres passam por mudanças na pigmentação da pele, como por exemplo o aparecimento da linha negra no abdômen ou manchas mais escuras no rosto. Outras, aparentam ter um “brilho da gravidez”, então se você estiver brilhante, aproveite!

Dieta E Exercícios No Terceiro Mês de Gravidez

Muitas mulheres começam a notar que seus enjoos matinais começam a melhorar e sentem a energia voltar. Aproveite essa energia para começar ou continuar com um plano saudável de exercícios na gravidez. Se você for novato nos exercícios, fale com seu médico primeiro, mas exercícios como yoga pré-natal e natação podem ser opções boas e seguras.

É mais importante do que nunca se concentrar em uma dieta saudável, que inclua refeições pequenas e regulares com proteínas, legumes e verduras, frutas e cereais. Se hidrate com água e beba no máximo duas xícaras de café por dia.

Seu médico poderá dar conselhos nutricionais personalizados, mas mulheres grávidas em geral devem evitar peixes com altos níveis de mercúrio, bebidas alcóolicas, queijos e leites não pasteurizados, carnes processadas e ovos crus. Lave bem as frutas e os legumes com água corrente antes de prepará-los.

Lista Resumida Para O Terceiro Mês De Gravidez

  • Compartilhe a novidade: Com três meses de gravidez, você pode estar se sentindo mais à vontade para compartilhar a novidade com a família e os amigos. Pense para quem você contará e como.
  • Faça seus planos de licença maternidade: Comece a planejar sua licença maternidade e avise seu empregador. Pense em suas preferências de início e fim, lembrando sempre que você tem no mínimo 4 meses garantidos por lei.
  • Exercícios na gravidez: Com o aumento de sua energia e antes da barriga ficar muito grande, seu segundo trimestre é um ótimo momento para começar a se mover. Fale com seu médico sobre opções de exercício leve e seguro, que serão adequados para você.
  • Curta a barriga: Seu bebê já consegue ouvir alguns sons, como o som da sua voz e seus batimentos cardíacos, então comece a criar laços com ele conversando, cantando para a barriga, ou ouvindo sua música favorita juntos.
  • Comunique-se com seu parceiro: A gravidez é algo que pode ser vivido e compartilhado por ambos os pais. Fale com seu parceiro sobre de que forma ele pode ajudar. Isso ajudará o futuro papai a se sentir mais envolvido e você, futura mamãe, se sentirá mais leve.
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