Parabéns por chegar ao segundo trimestre. Muitas mulheres dizem que é o período mais confortável de todos. Os enjoos matinais geralmente desaparecem, e você começa a ter mais energia do que durante as primeiras 13 semanas.

Apesar de você estar, felizmente, sentindo-se melhor do que no primeiro trimestre, há alguns desconfortos que podem se desenvolver; incluindo constipação, hemorroidas e dor no ligamento redondo.

Combatendo a constipação

A mudança nos hormônios durante a gravidez diminui a atividade do seu trato gastrointestinal. Além disso, à medida que o bebê cresce, ele empurra seu intestino grosso. Tudo isso pode causar constipação.

Soluções para a constipação na gravidez:

Felizmente, pequenas mudanças em sua dieta podem ajudar bastante a colocar as coisas em movimento:

  • Beba muita água - oito copos por dia é o ideal.

  • Coma mais fibras, incluindo ameixas, farelo de cereais e saladas.

  • Tente caminhar pelo menos 15 minutos todos os dias para melhorar a circulação sanguínea dos seus órgãos.

  • Não tome um laxante por conta própria sem consultar o seu médico antes.

Hemorroidas na gravidez: Alívio

Hemorroidas, veias dilatadas no reto, geralmente se desenvolvem durante a gravidez devido ao aumento de pressão nessa zona. Devido ao fato das hemorroidas tenderem a piorar à medida que o bebê cresce, tratá-las ao primeiro sinal de desconforto pode ajudar a mantê-las sob controle mais tarde:

  • Banhos quentes podem ajudar a aliviar a dor das hemorroidas.

  • Tente evitar ficar em pé por muito tempo. Ficar muito em pé pode retardar a sua circulação, o que pode agravar as hemorroidas.

  • Prevenir a constipação também pode ajudar: Quanto menos você precisar se esforçar para fazer um movimento intestinal (e mais suaves ficam as fezes), melhor.

  • Se nada que você tentar por si próprio funcionar, consulte o seu médico de confiança.

Dor no ligamento redondo do útero

Se você sentir dor ou cólicas na área da virilha, as chances são que seja consequência da dor do ligamento redondo. À medida que o útero cresce, os ligamentos que o prendem no lugar em seu abdômen têm de esticar. Esse estiramento pode causar dor em algumas mulheres.

Infelizmente, não há muita coisa que você possa fazer para aliviar a dor do ligamento redondo. Se a dor se tornar intensa, entre em contato com o seu médico. Dores na virilha ou abdominais durante a gravidez também podem ser um sinal de uma possível complicação, então ele precisará descartar qualquer coisa séria.

Apesar de alguns desconfortos que você possa ter, o segundo trimestre é, de acordo com a maioria das mulheres, o melhor. Esperamos que essas dicas ajudem você a tirar o máximo de proveito dele!

Flexible Banner V2