Terceiro trimestre: Desconforto na gravidez

Tudo sobre o terceiro trimestre de Gestação 

Você está na reta final agora! Sua barriguinha está maior a cada dia à medida que o seu pequeno cresce dentro do útero.

Você está mais perto do que nunca de ver seu bebê, mas você provavelmente terá de enfrentar algumas novas dores e incômodos antes de dar à luz. O aumento de peso e pressão trazem o seu próprio conjunto de desconfortos, incluindo falta de ar e problemas com a digestão.

Esses incômodos provavelmente desaparecerão logo após o nascimento, mas existem medidas que você pode tomar agora para ajudar a tornar os últimos meses de gravidez o mais fácil possível.

Aqui separamos alguns sintomas dessa fase da gravidez

Falta de ar

Como o seu útero está ficando maior e crescendo rapidamente em seu abdômen, pressionando o diafragma, a respiração pode se tornar mais difícil. Você pode achar que não consegue subir um lance de escadas sem ficar sem ar. A melhor coisa a fazer é simplesmente ir com calma, e tentar não se esquentar demais.

Algumas mulheres também têm dificuldades para respirar quando se deitam. Nesse caso, tente dormir numa posição parcialmente sentada, cercada por almofadas de apoio. Sentir falta de ar durante o último trimestre é normal, mas se você estiver preocupada, converse com o seu médico.

Azia e indigestão

Essas duas doenças relacionadas ao estômago geralmente atacam no terceiro trimestre. Essa é a primeira vez que algumas mulheres experimentam problemas de digestão, e é uma grande surpresa para elas. Por que agora?

Durante a gravidez, todo o sistema gastrointestinal desacelera. Como resultado, os músculos do estômago e do esôfago (o tubo que vai desde a boca até o estômago) relaxam. Isso permite que os ácidos digestivos, que normalmente ficam no seu estômago, vão para trás, para cima em seu esôfago e boca. Com isto, os ácidos dão uma sensação de queimação na garganta que é a chamada azia.

Para ajudar a evitar azia e indigestão, tente estas sugestões:

  1. Faça refeições pequenas e frequentes, e lanche entre as refeições também. Isso manterá os ácidos estomacais trabalhando na digestão em vez de voltarem.

  2. Evite comidas gordurosas.

  3. Fique em pé depois de comer (a gravidade ajuda!). E não jante logo antes de ir dormir.

  4. Masque chiclete para ajudar a tirar qualquer gosto amargo na boca

Não tome produto algum por conta própria, como antiácidos, sem primeiro verificar com o seu médico. Ao tomar as medidas acima para diminuir o desconforto, você pode ajudar a tornar esses últimos meses mais fáceis.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Tudo sobre Enjoo Matinal

Complicações na gravidez

Gravidez na Pandemia

Resumo

Você está mais perto do que nunca de ver seu bebê, mas você provavelmente terá de enfrentar algumas novas dores e incômodos antes de dar à luz. Esses incômodos provavelmente desaparecerão logo após o nascimento, mas existem medidas que você pode tomar agora para ajudar a tornar os últimos meses de gravidez ainda mais fáceis.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie