Terceiro trimestre da gravidez: o que posso esperar?

Terceiro trimestre da gravidez: o que posso esperar?

Agora que você já passou dois terços da sua gravidez com sucesso, o que você pode esperar nos últimos três meses?

O terceiro trimestre da gravidez, da 28.ª a 40.ª semana, é um período notável de crescimento e desenvolvimento para o seu bebê. É quando o seu bebê começa a desenvolver a gordura debaixo da pele e começa a se parecer com o bebê que você espera ver no nascimento.

Retrato em miniatura

  • Até o final da 32.ª semana, é provável que o seu pequeno pese cerca de 1,8 quilos e tenha cerca de 28 centímetros de comprimento. Ele continuará a ganhar peso rapidamente, de modo que no momento em que nascer, ele estará pesando cerca de 3 quilos.
  • Ele começará a desenvolver um ciclo de sono-vigília, e você pode começar a perceber quando ele está acordado e se movendo e quando está dormindo e tranquilo.
  • Você também pode perceber períodos de movimentos rítmicos que provavelmente significam que ele está com soluços.

No seu terceiro trimestre, o bebê começa a chupar o polegar ou fazer movimentos de sucção com a boca, de modo que ele já terá aprendido a mamar no momento em que nascer. Suas pálpebras já não estão coladas, o que significa que ele pode abrir e fechá-las regularmente. Ele desenvolve sua capacidade de ver e ouvir, e você notará que ele fica sensível a estímulos em seu ambiente, tais como ruídos, música ou luz.

A zona de conforto

No terceiro trimestre, você provavelmente está experimentando os desconfortos físicos, a maioria deles devido ao crescente tamanho e peso do seu bebê. Você talvez esteja sentindo falta de ar à medida que seu bebê começa a pressionar contra o seu diafragma e pulmões, de modo que subir um lance de escadas ou dar uma volta pelo quarteirão não são uma tarefa fácil. Dores nas costas e fadigas podem deixá-la mais lenta por causa do aumento de peso que você está carregando.

Ir com calma resolve

  • Aproveite essa oportunidade para diminuir o ritmo e fazer menos exigências a si mesma. Peça aos seus amigos ou familiares para ajudá-la sempre que possível.
  • Pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir à noite, e você talvez se veja indo frequentemente ao banheiro quando o bebê pressiona sua bexiga. Reduzir a ingestão de líquidos pouco antes de ir dormir ajudará.
  • Muitas mulheres notam inchaço (também chamado de edema) em seus tornozelos e pés por causa de líquidos extras em seu corpo. Elevar as pernas sempre que possível ajudará a aliviar esse inchaço.
  • Emocionalmente, você pode achar que está ficando impaciente com essa gravidez. Você quer seu bebê em seus braços, e não em seu útero por mais tempo!

Aqui estão mais algumas dicas para tornar seu terceiro trimestre confortável e gratificante:

  • Se o tempo permitir, dê um passeio ao ar livre algumas vezes por semana. O ar fresco revigorará você, manterá seu sangue circulando e diminuirá algumas das dores e incômodos que você possa estar sentindo.
  • Participe de uma aula sobre parto para aprender medidas de conforto e exercícios de alongamento. Use os exercícios de relaxamento ensinados lá, junto com algumas imagens visuais e música, para ajudar você a relaxar e se concentrar na emoção que vem pela frente.
  • Durma de lado durante a noite para seu conforto. Use travesseiros para apoiar a sua coxa e costas. Tenha pelo menos sete horas de sono a cada noite e um cochilo durante o dia para você estar o mais descansada possível enquanto o parto se aproxima.
  • Leia, leia e leia. Informações sobre o trabalho de parto, nascimento e cuidados com o bebê ajudarão a diminuir as suas ansiedades e a preparar você para os eventos futuros.
  • Mantenha a sua consulta pré-natal semanalmente, para que seu médico possa acompanhar o seu progresso e o do bebê enquanto o nascimento se aproxima. Sabendo que tudo está bem lhe permitirá relaxar e desfrutar das últimas semanas da gravidez.

Olhando para o futuro

Saiba que seu bebê está crescendo saudável, sinta-o se mexendo e chutando cada vez mais forte, prepare-se para o nascimento dele, escolha um nome, compre roupas de bebê e deixe todas as coisas prontas para cuidar dele em sua casa e perceba que em apenas algumas semanas ele estará aqui tornando este momento especial.

É um momento incrível, então tente relaxar e se divertir. Você está quase lá!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave