29ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 29 semanas de gravidez.Reta final da gestação! Seu corpo está mudando cada vez mais e seu bebê não para de crescer. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Como funciona o crescimento do bebê durante a 29ª semana de gravidez

A fase das 29 semanas de gravidez é bem ativa para o bebê que se move, gira e brinca o tempo todo dentro da barriga. Faz movimentos tão bruscos que é possível sentir seus pés, mãos, braços e cotovelos, inclusive, causando certo incômodo para a mamãe. 

Esta semana é notável, pois o cérebro fica mais bem equipado para controlar as funções do corpo, como respiração e temperatura. Isso resulta em um ritmo mais regulado de fazê-lo.

Sua pele começa a engrossar e a ficar enrugada, além de ganhar uma tonalidade mais avermelhada, e os ossos encontram-se cada vez mais fortes, consumindo mais cálcio proveniente da dieta da mamãe.

Desenvolvimento do corpinho

O bebê tem aproximadamente 37,5 cm de comprimento. Esta semana a criança pesa em média 1,35 kg.

Durante esta etapa da gestação, dentro do assunto de sistemas reprodutórios, nos casos de bebês do sexo masculino, os testículos fazem a migração desde a região próxima aos rins em direção à virilha, onde eventualmente irão se alojar no escroto. No caso das bebês meninas, a região do clitóris torna-se um pouco mais proeminente, uma vez que ainda não foi totalmente coberta pelos lábios vaginais, o que só irá ocorrer completamente nas etapas seguintes, antes do nascimento.

Os órgãos e sentidos do bebê estão progredindo constantemente com novas células se formando o tempo todo. A cabeça está se expandindo e o cérebro está se tornando ativo o suficiente para controlar a taxa de respiração e a temperatura do corpo esta semana.

Acompanhamento médico

Nessa fase, as consultas de pré-natal deixam de ser mensais para ser quinzenais. Isso serve para garantir um acompanhamento mais adequado e conseguir detectar qualquer problema assim que surgir. Não pule nenhuma consulta, ela é muito importante para ter um parto tranquilo.

Além disso, deve-se fazer atividades físicas como natação, hidroginástica, caminhada ou ioga, desde que liberadas pelo médico, e fazer uma alimentação balanceada e nutritiva para garantir o bom funcionamento do intestino, controlar o aumento do peso e fornecer nutrientes para o desenvolvimento saudável do bebê.

Nessa fase, a ingestão de vitaminas como ferro, ácido fólico, cálcio e vitamina C é essencial para o bom desenvolvimento do bebê.

Para saber, leia também: Tudo sobre Gravidez | Gravidez saudável | O que grávida deve comer

Principais exames

Nesta fase da gestação, que corresponde ao terceiro trimestre, o médico deve solicitar o perfil biofísico fetal, que é um exame que permite avaliar os movimentos do bebê, e a quantidade de líquido amniótico no útero

Às 28 semanas de gravidez, os profissionais médicos podem sugerir a injeção de imunoglobulina anti-D para mulheres com tipo sanguíneo Rh- casadas com um parceiro com tipo sanguíneo Rh+, ou para aquelas cujo primeiro bebê nasceu com tipo sanguíneo Rh+, mas a injeção não foi feito durante a primeira gravidez ou três dias após o parto. Essa injeção tem como objetivo evitar a formação de anticorpos contra o sangue do feto, que pode causar eritroblastose fetal.

Seus sintomas nas 29 semanas de gravidez

Mudanças em seu corpo

Com 29 semanas de gestação, o bebê se mexe muito e às vezes adora brincar bem nas costelas da mamãe.

Segundo a ginecologista, Drª. Sheila Sedicias, Durante a última semana de gravidez, a mamãe pode sentir dores ou cãibras nas pernas e contrações de Braxton-Hicks, bem como fadiga extrema e pés inchados, que podem aumentar de tamanho. As mulheres grávidas geralmente experimentam redução da circulação sanguínea nas mãos e nos pés, tornando essas áreas mais suscetíveis a problemas. Para ajudar com o problema, usar meias elásticas especialmente projetadas junto com sapatos confortáveis de cintura baixa pode ser benéfico para aumentar a circulação.

Mãos e, principalmente, os pés são as áreas mais afetadas devido à diminuição e à dificuldade da circulação sanguínea no local. Use meias elásticas apropriadas para gestantes que podem ajudar na circulação sanguínea, assim como sapatos mais baixos e confortáveis. Eleve as pernas sempre que possível e se não puder deitar e colocá-las para cima ao longo do dia, que pelo menos as descanse apoiando em algo mais alto sempre que lembrar.

Leia também: Estrias na gravidez | Medidas de conforto durante o parto | Dicas para o Parto

Dica extra para as mamães

Cuidado com o estresse do final da gestação!

O terceiro trimestre é realmente uma fase bem exaustiva para a gestante

O corpo dói, não existem opções confortáveis para deitar e não é possível fazer coisas rotineiras como agachar e pegar um objeto no chão. O indicado é, justamente, evitar esforço e procurar respeitar os limites, descansando o máximo que puder.

Se a ansiedade está tomando conta da sua vida e te impedindo até mesmo de dormir, converse com seu obstetra para tomar algum calmante natural e se tranquilizar. Agora não é momento de tensão e sim, de preparação, por isso tente se controlar e relaxar o máximo que puder.

Leia também: Tudo sobre Gravidez 

Sintomas

Na 29ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Azia: durante a gravidez, os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do estômago tendem a relaxar, o que pode levar ao refluxo ácido, comumente conhecido como azia. Faça refeições pequenas e frequentes e evite frituras, frutas cítricas, chocolate e alimentos condimentados para ajudar a prevenir a azia.

  • Fadiga: é natural sentir-se cansada durante a gravidez, especialmente no início, quando o hormônio progesterona está sobrecarregado e faz você se sentir esgotada. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar seu bebê, então reserve bastante tempo para descansar e relaxar.

  • Alterações da pele: você pode notar alterações na pigmentação da pele, como escurecimento ao redor dos mamilos, manchas escuras ao redor do rosto ou o aparecimento de uma linha escura do umbigo ao osso púbico.

  • Coceira na pele: Onde quer que sua pele esteja esticada durante a gravidez (por exemplo, seu abdômen e coxas), você pode começar a sentir coceira. Evite coçar, use um bom hidratante e tome banho com água morna, pois a água quente pode ressecar a pele.

Dicas para a mamãe

Chegou a hora de arrumar a mala do bebê!

São tantas opções de roupinhas, como decidir o que levar? É legal escolher aquelas bem práticas para vestir e montar kits com várias peças, o que facilita quando for pegar na bolsa. Leia também a Bolsa Maternidade.

 Também separamos outras dicas que vão te ajudar nessa fase final, confira:

  1. Durma de lado e com um travesseiro entre as pernas. Isso trará mais conforto!

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas.

  3. Pense se você gostaria de contratar uma doula, um profissional de suporte treinado

  4. Espere sonhos mais dramáticos ou vívidos, que podem acontecer devido às mudanças hormonais.

  5. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®.

  6. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta

  7. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água

  8. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê

  9. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê

  10. Leia o máximo que pode sobre parto;  Sinais de Trabalho de Parto | Cuidados com o Pós-Parto

  11. Confira nossa série de episódios; Nasce uma família

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie