32ª Semana de Gravidez
Parabéns! Você chegou às suas 32 semanas de gravidez. Reta final da gestação! Seu corpo está mudando cada vez mais e seu bebê não para de crescer. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.
Como funciona o crescimento do bebê durante a 32ª semana de gravidez
Nesta etapa de 32 semanas de gravidez, o bebê já fica de olhos abertos e se move em direção à luz. Ele consegue piscar os olhos normalmente e até identificar vozes e sons do lado externo da barriga.
À medida que a gravidez atinge seu estágio final, os ossos e os órgãos começam a endurecer. A audição do bebê está totalmente desenvolvida e eles podem reconhecer diferentes sons.
Durante a gravidez, o bebê geralmente vira de ponta cabeça por volta da 32ª semana, mas isso também pode levar até 37 semanas. Esta posição é necessária para que o nascimento ocorra.
Desenvolvimento do corpinho
Com 32 semanas de gestação, um bebê médio mede 41,6 centímetros da cabeça aos pés e 29,3 centímetros da cabeça aos pés, o que é aproximadamente o tamanho de uma pequena abóbora amarela. Nesta semana, o peso do bebê seria de cerca de 1,9 kg.
Aquele líquido amniótico que o bebê ingere passa pelo seu intestino e estômago, e os produtos resultantes desse processo de digestão são gradualmente acumulados no intestino, que constituirá o primeiro cocô do bebê. Muito interessante, não é?
Se o bebê nascer com 32 semanas, tem grandes chances de sobreviver sem ajuda de aparelhos para respirar, porém a vida dentro do útero ainda é muito importante nessa fase para que ele ganhe peso e seu sistema respiratório esteja amadurecido o suficiente na hora de respirar.
Acompanhamento médico
Nessa fase, as consultas de pré-natal deixam de ser mensais para ser quinzenais. Isso serve para garantir um acompanhamento mais adequado e conseguir detectar qualquer problema assim que surgir. Não pule nenhuma consulta, ela é muito importante para ter um parto tranquilo.
Nessa fase, a ingestão de vitaminas como ferro, ácido fólico, cálcio e vitamina C é essencial para o bom desenvolvimento do bebê.
Para saber, leia também: Tudo sobre Gravidez | Gravidez saudável | O que grávida deve comer
No final da gravidez, os obstetras podem recomendar uma ultrassonografia para avaliar o crescimento do bebê e detectar quaisquer anomalias ou problemas de saúde no feto.
Dessa forma, o obstetra consegue:
Confirmar a idade gestacional do bebê;
Avaliar o tamanho do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdômen e do fêmur;
Avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bebê;
Monitorar os batimentos cardíacos do bebê;
Localizar a placenta;
Mostrar anormalidades no bebê e possíveis doenças ou malformações.
Relações Sexuais nas 32 semanas de gravidez
É comum muitos casais terem medo de manter relações sexuais e machucar o bebê ou até mesmo a grávida. Porém, o sexo durante a gestação é considerado extremamente saudável e ainda ajuda na preparação do corpo para o trabalho de parto.
Seus sintomas nas 32 semanas de gravidez
Mudanças em seu corpo
Nessa fase das 32 semanas de gestação a grávida tende a ganhar peso rapidamente e é muito comum ganhar mais do que o esperado.
Justo nessa semana, o útero continua a aumentar de tamanho, e à medida que cresce provoca algumas mudanças no corpo da mulher, deixando os quadris mais largos para se preparar para o momento do parto.
Segundo a ginecologista, Drª. Sheila Sedicias, durante essa semana, a mulher pode continuar a ter as contrações de Braxton-Hicks ou dor nas costas, e podem surgir hemorróidas, prisão de ventre, azia ou sensação de queimação no estômago.
Suas pernas e pés estão cada vez mais inchados e isso é bem comum nas últimas semanas. Portanto, beba muito líquido e evite comidas salgadas, assim como vestimentas e calçados muito apertados. Seu umbigo estará cada vez mais saliente e pode ser percebido inclusive através das roupas. Mas não se assuste, pois ele retornará ao formato anterior logo após o nascimento do bebê. É uma questão de dias!
Leia também: Estrias na gravidez | Medidas de conforto durante o parto | Dicas para o Parto
Dica extra para as mamães
Ao atingir as 32 semanas de gravidez os dias parecem intermináveis.
O cansaço está estampado em seu rosto, especialmente pela falta de posição para dormir. As cólicas que são de preparação para o trabalho de parto começam a se tornar bastante incômodas e parece que tudo irrita nesta fase. Saiba que praticar caminhadas ajuda no trabalho de parto e é algo indicado nesse momento, já que diminui os desconfortos e atua no preparo para o dia tão esperado.
Leia também: Tudo sobre Gravidez
Sintomas
Durante a 32ª semana de gravidez, existem algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir os desconfortos que possam surgir. Esses incluem:
Hemorróida:
Para aliviar o desconforto das hemorróidas, é aconselhável tomar um banho morno, usar lenços umedecidos ou limpar a região do ânus logo após ir ao banheiro. Ficar sentado ou em pé por muito tempo pode aumentar a pressão abdominal, o que, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de hemorróidas. Para evitar esse problema, é aconselhável fazer pausas frequentes e garantir que você não fique parado por muito tempo.
Inchaço nas pernas e pés:
manter o corpo hidratado, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, sentar ou deitar com os pés para cima sempre que possível, e fazer exercícios físicos recomendados pelo médico para ajudar a melhorar a circulação e diminuir o desconforto do inchaço.
Constipação:
A constipação ou prisão de ventre pode ser tratada aumentando a ingestão de fibras e tendo um consumo adequado de água. Grãos integrais, frutas frescas e vegetais fornecem as vitaminas e minerais necessários para um sistema digestivo regular. Ter pelo menos 8 copos de água por dia ajuda a manter seu corpo hidratado, permitindo que seus intestinos se movam adequadamente. Para ajudar na manutenção de movimentos intestinais melhores, isso pode resultar no alívio desse mal-estar.
Contrações de Braxton-Hicks:
Mover-se ou fazer atividades físicas recomendadas pelo seu médico pode ajudar a reduzir o desconforto causado pelas contrações de Braxton-Hicks. As contrações podem ocorrer durante a gravidez e podem ser normais. Entretanto, se as contrações forem fortes, frequentes ou acompanhadas de sintomas como dores nas costas, sangramento ou até mesmo corrimento líquido, é aconselhável procurar atendimento médico o mais rápido possível, pois o trabalho de parto pode ter começado.
Dicas para a mamãe
Chegou a hora de arrumar a mala do bebê!
São tantas opções de roupinhas, como decidir o que levar? É legal escolher aquelas bem práticas para vestir e montar kits com várias peças, o que facilita quando for pegar na bolsa. Leia também a Bolsa Maternidade.
Também separamos outras dicas que vão te ajudar nessa fase final, confira:
Durma de lado e com um travesseiro entre as pernas. Isso trará mais conforto!
Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas.
Pense se você gostaria de contratar uma doula, um profissional de suporte treinado
Espere sonhos mais dramáticos ou vívidos, que podem acontecer devido às mudanças hormonais.
Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®.
Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta
Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água
Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê
Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê
Leia o máximo que pode sobre parto; Sinais de Trabalho de Parto | Cuidados com o Pós-Parto
Confira nossa série de episódios; Nasce uma família
Resumo
Você chegou às suas 35 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.>
Fontes
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Trocando Fraldas. 32 Semanas de Gestação. Escrito por Patrícia Amorim. Acessado em 146de junho de 2022. Disponível em: https://www.trocandofraldas.com