4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

36 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê

Que som mais lindo Estudos mostram que os recém-nascidos preferem o som da voz da mãe a outras vozes. A pesquisa também descobriu que os recém-nascidos mostram uma preferência por uma música que foi tocada para eles repetidamente enquanto eles estavam no útero. Não é tarde demais para começar: escolha uma hora todos os dias para tocar um CD, cantar a sua música favorita ou ler uma história para o seu bebê.

O incrível crânio mutante. A cabeça do bebê foi especialmente concebida para passar pelo colo do útero e pélvis. Os ossos do crânio do seu pequeno não estão unidos ainda; essa construção solta facilita a passagem dele pelo canal de nascimento, sem prejudicar o bebê ou você. Esses ossos vão gradualmente se unir durante o primeiro ano de vida.

embryoimage-week36-700_no_text

36 Semanas de gravidez: Teus sintomas

Acelere os exames. A maioria dos profissionais de saúde vai querer vê-la semanalmente a partir da 36ª semana. Seu profissional de saúde também verificará a sua pressão arterial em cada consulta e se certificará de que sua urina não contém nenhuma proteína. A pressão arterial elevada e alto nível de proteína na urina são sinais de alerta potenciais de pré-eclâmpsia, uma condição da gravidez que pode ser arriscada para você e o bebê.

Em "grande" estilo. Seu útero agora é mil vezes maior do que o volume original e você provavelmente já ganhou de 11 a 13,5 kg. Mas não se preocupe: ao longo das próximas quatro semanas, é provável que você ganhe mais alguns quilos apenas. Na verdade, muitas mulheres não ganham peso algum em seu último mês de gravidez. Seu útero pode não ser a única coisa em expansão. Mesmo se edemas (o termo médico para o inchaço causado pelo excesso de líquidos) não incomodaram você até agora, você pode reter mais líquido no último mês de gravidez.

Vá com calma agora. Sempre que puder, reserve alguns minutos para descansar com os pés erguidos ou deite-se sobre o lado esquerdo. Essas posições aumentarão a circulação, fazendo o líquido em suas extremidades se mover. Uma advertência: reduzir a ingestão de líquidos não reduzirá o edema. Você ainda precisa de pelo menos oito copos de água por dia para limpar resíduos pelos rins, mover seu intestino e manter o volume do seu sangue alto.

Você sabia? Todos os sistemas estão "funcionando", exceto a digestão do bebê. Como o seu pequeno tem sido alimentado através do cordão umbilical, o estômago e os intestinos ainda não estão funcionando. O sistema digestivo entrará no ritmo nos meses após o nascimento.

Dica rápida para a mamãe. Estou em trabalho de parto? Se você estiver percebendo um aperto ocasional ou "arredondamento" do útero, é mais do que provável que sejam as contrações de Braxton Hicks. Essa "prática" de contrações são ensaios pré-parto para a situação verdadeira e pararão se você mudar de posição, beber líquidos ou tomar um banho quente. Confira sobre os sintomas do parto!

preg-cal-footer-background
Você conhece alguém que gostaria deste artigo?