Terceiro trimestre: desconforto na gravidez

A maioria dos sintomas que as mulheres sentem durante a gravidez são normais, mesmo que não sejam os mais confortáveis, eles são apenas sintomas normais de gravidez. Mesmo assim, é bom se preocupar e se perguntar se está tudo bem. Embora complicações verdadeiras sejam raras, é importante saber com o que se preocupar. 

Continue lendo para conhecer mais sobre os alguns sinais de alerta durante a gravidez, e saiba quais valem a pena entrar em contato com seu médico ou profissional de saúde.

Sinais de alerta durante a gravidez

Lembre-se de que alguns desses sintomas podem ser sintomas normais de gravidez, mas também podem ser sinais de algo mais sério, portanto, consulte o seu médico ou profissional de saúde se notar algum destes:

  •        Dor abdominal persistente. É normal se perguntar: a dor abdominal é um sintoma comum da gravidez? O desconforto associado a dor no ligamento redondo, por exemplo, pode ser perfeitamente normal, mas a dor abdominal, possivelmente acompanhada de febre ou calafrios, pode ser um sinal de que há algo errado. Nesse caso, é melhor entrar em contato com seu médico.

 

  •        Dor de cabeça severa. As dores de cabeça durante a gravidez podem ser causadas por muitos fatores, incluindo alterações hormonais, estresse e fadiga, mas se a dor de cabeça for intensa, pode ser um sinal de pressão alta ou de um distúrbio de pressão alta chamado pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia é uma condição séria que requer tratamento médico para proteger sua saúde e a de seu bebê.

 

  •          Mudanças na visão. Mudanças na visão, como perda temporária de visão, visão turva ou sensibilidade à luz, podem estar relacionadas a complicações como hipertensão gestacional ou pré-eclâmpsia.

 

  •       Desmaios ou tonturas. Sentir-se tonta pode ser um sintoma normal no início da gravidez. Você também pode sentir tonturas mais tarde durante a gravidez devido a problemas de circulação ou níveis baixos de açúcar no sangue. Mas, se essa sensação de tontura persistir, se você sentir desmaio e realmente desmaiar, ou se sua tontura estiver combinada com outros sintomas como visão turva, sangramento vaginal, dores de cabeça ou dor no abdômen, consulte seu médico para saber a causa e poder tratar.

  •     Ganho de peso fora do comum, inchaço ou inflamação Grande ganho de peso repentino (não relacionado a comer demais!) Está relacionado à possibilidade de pré-eclâmpsia. Você pode notar que este ganho de peso está combinado com inchaço da face e das mãos (edema). Lembre-se de que algum inchaço nos pés ou nas mãos pode ser normal, mas deve ser monitorado.

 

  • Desejo de urinar ou sensação de queimação ao urinar. Se você sentir uma necessidade maior de urinar, mas descobrir que apenas algumas gotas saem, ou se você tem uma sensação de queimação ao urinar, pode ser um sinal de infecção do trato urinário (ITU). Outros sintomas de uma ITU podem incluir febre, calafrios ou urina com manchas de sangue. Seu médico poderá diagnosticar seus sintomas e tratar a infecção bacteriana para evitar complicações. Lembre-se de que a micção frequente por si só é um sintoma comum da gravidez durante o primeiro trimestre e posteriormente na gravidez, à medida que o bebê cresce e pressiona a bexiga.

  • Vômito persistente ou intenso. Vômito, junto com náusea, pode ser um sintoma completamente normal no primeiro trimestre. É mais conhecido como “enjôo matinal”, mas não necessariamente aparece apenas pela manhã! Se, no entanto, seu enjôo matinal for grave (e estiver combinado com outros sintomas como tontura ou vômito com sangue), pode ser uma condição chamada hiperêmese gravídica, que requer atenção médica. Após o primeiro trimestre, se você sentir muita vontade de vomitar, consulte seu médico para descartar qualquer problema sério e para tratar as náuseas.

  •  Dor forte acima do estômago, sob a caixa torácica. Essa dor (especialmente se combinada com outros sintomas como visão turva, fortes dores de cabeça ou náuseas) pode ser um sinal de pressão alta e uma condição associada chamada pré-eclâmpsia. Seu médico irá monitorar sua pressão arterial durante as consultas pré-natais, mas se você notar qualquer um dos sinais de pré-eclâmpsia, entre em contato com seu médico imediatamente.

  •  Coceira por toda parte. O prurido intenso que não é combinado com uma erupção na pele pode ser uma condição comumente conhecida como colestase da gravidez, que é uma doença hepática que pode ocorrer no final da gravidez. Entre em contato com seu médico imediatamente se notar uma sensação de coceira extrema. Lembre-se de que a coceira na pele durante a gravidez também pode ser completamente normal. Isso ocorre porque, à medida que seu bebê cresce, sua pele se estica; conforme sua pele estica, ela também pode ficar seca, causando coceira em áreas como a barriga, os seios e as coxas.

  •  Sangramento vaginal ou manchas. No início da gravidez, pode ser normal ter manchas, conhecidas como sangramento de implantação, mas o sangramento também pode ser um sinal de placenta prévia ou infecção cervical. Em caso de dúvida, informe o seu médico se notar qualquer mancha ou sangramento durante a gravidez.

 

  •  Contrações uterinas prematuras (antes do final das 37 semanas de gravidez). Embora essas sensações possam ser perfeitamente normais, se suas contrações persistirem (ou seja, não para quando você se move ou muda de posição) e se tornam dolorosas ou regulares, pode ser um sinal de que você está em trabalho de parto prematuro. Nesse caso, é muito importante entrar em contato com o seu médico imediatamente.

 

  •  Esguicho ou gotejamento de fluido de sua vagina antes do final da 37ª semana de gravidez. A ruptura prematura das membranas, também conhecida como "ruptura da bolsa d'água", pode se manifestar como gotejamento, vazamento constante ou jato de líquido da vagina antes de a gravidez terminar. Ligue para o seu médico imediatamente se você perceber isso. Dependendo de quantas semanas de gravidez você estiver, seu médico aconselhará sobre a melhor maneira de tratar. Depois de terminar o período de gravidez, o rompimento da bolsa é um sinal de que o trabalho de parto começou.

  • Sentir seu bebê se mexer com menos frequência. As mulheres geralmente sentem o bebê se agitando, chutando ou girando em algum lugar entre a 18 ª e 25 ª semanas de gravidez. Quando estiver bem no terceiro trimestre, você pode tentar monitorar os movimentos do bebê. Mais ou menos no mesmo horário todos os dias, deite-se e registre quanto tempo leva para sentir 10 chutes, giros ou vibração. Pode levar apenas alguns minutos, mas se uma hora passar sem nenhum movimento, faça um lanche leve, deite-se e tente novamente. Você pode acompanhar esses movimentos em um caderno. Se você notar uma ausência de movimento ou se seu bebê não estiver se movendo tanto quanto de costume ao longo de vários dias, ligue para o seu médico para verificar se tudo está progredindo bem.

  •   Sinais de gravidez ectópica. Alguns dos sintomas de uma gravidez ectópica também são sintomas normais do início da gravidez. Mas se notar um leve sangramento vaginal combinado com dor abdominal ou pélvica, tontura extrema ou dor no ombro no início da gravidez, consulte seu médico imediatamente.

Resultado e conclusão

Se você tiver algum desses sintomas, ligue para o seu médico imediatamente, mas lembre-se, esses são apenas alguns dos sintomas da gravidez que você nunca deve ignorar. Se você tiver alguma dúvida ou simplesmente não se sentir bem, é sempre melhor consultar seu médico ou profissional de saúde. Dessa forma, você não se preocupará e, se houver um problema, ele pode ser resolvido imediatamente.

Flexible Banner V2