4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

Bem-vinda ao primeiro trimestre de sua gravidez. Reunimos informações úteis sobre como seu bebê se desenvolve e o que você, futura mamãe, pode esperar, além de dicas para ter em mente durante esse período tão importante.

Desenvolvimento Do Seu Bebê No Primeiro Trimestre

Durante o primeiro trimestre da gravidez, o que começou como um amontoado de células rapidamente se torna um feto, que é mais ou menos do tamanho de uma ameixa. Nas semanas do primeiro trimestre, o coração, pulmão, fígado, medula, cabeça e pequenos membros de seu bebê se formarão. Enquanto isso, seu útero rapidamente se torna um lar confortável. Até o final do primeiro trimestre, a placenta e o cordão umbilical também já estarão no lugar certo.

Alguns momentos empolgantes do primeiro trimestre englobam:9a semana quando seu pequeno começa a se mexer (embora você provavelmente só irá sentir esses movimentos no segundo trimestre), e 11a semana [https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/11-semanas-de-gravidez], quando o coração de seu bebê estará batendo forte o suficiente para ser ouvido por meio de uma ultrassonografia. Até ofinal do terceiro mês, todos os órgãos essenciais e partes do corpo de seu bebê estarão prontos – tudo em escala minúscula.

O Que Você Pode Esperar No Primeiro Trimestre

Você está com sintomas de gravidez do primeiro trimestre, mas ainda não tem certeza se está grávida? Um teste de gravidez de farmácia poderá confirmar seu palpite e você poderá ir a um médico se tiver alguma dúvida. Se você ficar curiosa sobre quando seu bebê vai chegar, acesse nossa calculadora gestacional.

Algumas futuras mamães acham o primeiro trimestre o mais desafiador. Ele pode ser uma montanha-russa de emoções, que traz alguns sintomas um pouco incômodos, como seios sensíveis, constipação, cólicas, sono e necessidade frequente de fazer xixi.

Se sentir náusea ou “enjoo matinal” durante o primeiro trimestre, fique tranquila, pois essa situação é um lembrete reconfortante de que você está esperando um bebê, e você pode tentarreduzir os sintomas dos enjoos matinais com algumas estratégias. É possível que você também tenha algunsdesejos de grávida e queira comer combinações estranhas. Mesmo sendo desejos estranhos, geralmente não há nada com que se preocupar.

Cada semana do primeiro trimestre traz algo interessante e novo, então fique antenada com todas essas mudanças usando nosso calendário da gravidez. O segundo trimestre chegará em um piscar de olhos.

O Que Ter Em Mente Para O Primeiro Trimestre

O que você come afetará o crescimento de seu bebê, então é importante seguir uma dieta saudável e nutritiva. Consulte seu médico para perguntar se deve tomar ácido fólico ou vitaminas pré-natal. Aprenda sobre o que é seguro e o que não é seguro comer – frutos do mar crus ou pouco cozidos e queijos não pasteurizados devem ser evitados, por exemplo. Álcool, fumo e drogas podem ser prejudiciais, então é melhor ficar longe deles. Quanto ao cafezinho (e barras de chocolate), a recomendação é limitar a ingestão de cafeína a 200 miligramas por dia, o equivalente a mais ou menos duas xícaras de café coado.

O primeiro trimestre também é o momento para achar seu médico, que irá auxiliá-la durante toda sua gravidez e, possivelmente, durante o parto.

Você está se sentindo exausta? Tente relaxar e descansar bastante nesse início de gravidez. Gerar uma nova vida usa muita energia e você ainda tem mais dois trimestres antes de conhecer seu bebê.