4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

No sexto mês de gravidez, você já estará no finalzinho do segundo trimestre. Isso significa que você tem só mais algumas semanas antes de sua barriga ficar maior e seu nível de energia baixar.

Sintomas Comuns No Sexto Mês De Gravidez

Mais ou menos na altura dos seis meses, você talvez sinta alguns desses sintomas de gravidez. Todos esses sintomas são comuns durante a gravidez, mas talvez você não sinta todos eles:

  • Queimação
  • Inchaço das mãos, pés ou rosto
  • Sensação de instabilidade sobre os pés
  • Coceira na pele da barriga, peitos, nádegas e coxas
  • Dor nas costas
  • Constipação
  • Indigestão
  • Aumento do apetite
  • Ronco
  • Tontura
  • Insônia
  • Veias varicosas
  • Câimbras nas pernas

Seis Meses De Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: As pálpebras de seu bebê se abrirão nesse mês e ele também começará a reagir a barulhos altos. As papilas gustativas de seu pequeno já podem sentir o gosto daquilo que você está comendo através do líquido amniótico. Por isso, talvez você sinta seu bebê ficar mais ativo após comer comidas apimentadas. O batimento cardíaco de seu bebê já está alto o suficiente para ser ouvido com o estetoscópio agora, e seu parceiro talvez consiga escutar o coraçãozinho colocando o ouvido sobre sua barriga.

Mudanças Em Seu Corpo: No sexto mês, você já terá ganho bastante peso, conforme seu bebê cresce. Isso fará com que você se sinta desconfortável se ficar muito tempo de pé, então deite-se com os pés para cima sempre que puder ao longo do dia. O tamanho de sua barriga também pode dificultar o sono, pois é difícil encontrar uma posição confortável; tente usar muitos travesseiros para dar apoio a seu corpo enquanto descansa. A coceira que você talvez sinta devido ao estiramento da pele pode ser aliviada com o uso de cremes hidratantes.

É possível que você também fique com os pés, tornozelos, mãos e rosto inchados – entre em contato com seu médico imediatamente se o inchaço for repentino ou severo.

Seja Criativa E Organizada

Use esse tempo para coisas produtivas, como criar uma lista de itens e planejar seu chá de fraldas, para decorar e preparar o quartinho do bebê e escolher o nome do bebê. Você também pode comprar itens essenciais para seu recém-nascido, como roupinhas, um carrinho e muitas fraldas.

Comece A Preparar Sua Casa e Carro Para A Chegada Do Bebê

Agora é o momento de pensar e preparar os itens de segurança para seu bebê. Nesse mês, você pode se adiantar e tornar sua casa à prova de bebês criando um quartinho e outros cômodos seguros. Quando seu bebê estiver em casa, você terá ainda menos tempo, então agora é o momento de instalar portões nas escadas e travas à prova de bebês, colocar os itens perigosos no alto e fixar certos móveis (como cômodas e penteadeiras) na parede.

Também é importante instalar medidas de segurança para bebês no carro. Primeiramente, você terá de comprar uma cadeirinha para seu bebê. Depois de escolher uma, peça para um profissional ajudá-la a instalar, para que ela esteja pronta, esperando seu recém-nascido sair do hospital para casa.

Lista Resumida Para O Sexto Mês Da Gravidez

  • Pense sobre seu plano de parto: Comece a conversar com seu médico ou doula sobre seu plano de parto. Lembre-se, nem todos os fatores podem ser planejados (especialmente se houver uma emergência), mas ter um plano ajuda a pensar sobre suas preferências e conhecer suas opções antes de chegar ao parto. Planos de parto incluem detalhes, como quais posições você deseja tentar durante o parto, quais são suas preferências para aliviar a dor, quais medidas de conforto você gostaria de ter (como ouvir música) e o que você quer que aconteça logo depois de seu bebê nascer (por exemplo, quem cortará o cordão umbilical).
  • Comece a instalar acessórios de segurança para bebês: Instale acessórios de segurança em sua casa e em seu carro e comece a preparar o quartinho do bebê para que essas atividades mais pesadas não fiquem para o final, quando sua barriga já estiver maior no terceiro trimestre.
  • Curta seu chá de fraldas: No sexto mês da gravidez, talvez uma amiga ou parente decida planejar seu chá de fraldas. Essa é uma oportunidade para pessoas queridas celebrarem seu novo bebê com você. Pode haver um tema e alguns jogos divertidos, em que os convidados a ajudem com ideias de nomes, por exemplo. Também pode ser uma ideia divertida revelar o sexo do bebê no chá de fraldas.
  • Leia sobre o parto: Mesmo depois de fazer um curso pré-natal, talvez você ainda tenha questões ou preocupações sobre a experiência do parto. Leia sobre e fale com outras mães sobre suas experiências.
  • Relaxe o máximo que puder: Embora você possa estar sentindo que ainda tem muito a organizar, deixe um tempo para descansar e relaxar.