4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

O quarto mês de gravidez é importante. Muitos marcos da gravidez ocorrem nesse mês, na medida em que você chega cada vez mais perto do grande dia.

Sintomas Comuns No Quarto Mês De Gravidez

Apesar de talvez não sentir todos, esses sintomas são comuns durante o quarto mês de gravidez:

  • Ganho de peso
  • Coceira na pele da barriga e dos peitos que estão crescendo
  • Aparecimento de estrias
  • Respiração mais acelerada
  • Fome
  • Queimação e indigestão
  • Aumento de energia
  • Veias varicosas
  • Vasinhos
  • Mudanças na pigmentação da pele

No quarto mês de gravidez, há relativamente poucos sintomas que incomodam. Por isso, esse período da gravidez é chamado de “lua de mel” da gravidez – e é quando muitas futuras mamães começam a decorar, fazer compras, viajar, dentre outros preparativos que requerem mais energia.

Ultrassonografia Da 20a Semana De Gravidez

Também conhecido como ultrassom morfológico, o importante ultrassom da 20a semana possibilita que seu médico avalie se tudo está OK com você e seu bebê.

No ultrassom da 20a semana, você pode descobrir o sexo do bebê se desejar. Seja descobrindo no ultrassom da 20a semana ou deixando a surpresa para o final da gravidez, talvez você já comece a pensar em nomes para seu bebê. Acesse o Gerador De Nomes Para Bebês de Pampers; ele possibilita que você explore diferentes configurações para ajudá-la a escolher um nome que você ame.

O ultrassom é um processo sem dor. Uma substância com consistência gelatinosa é espalhada em sua barriga e um bastão é responsável pela ultrassonografia. Uma imagem fragmentada de seu bebê pode ser vista na tela próxima ao leito.

Quatro Meses De Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: Embora seu bebê ainda seja muito pequeno, ele já está desenvolvendo diversas características – até sobrancelhas e cílios. Surpreendentemente, seu bebê já tem suas próprias digitais. Além disso, dentro em breve ele terá os primeiros fios de cabelo.

Pode ser que seu bebê também já tenha soluços e já boceje — é cansativo crescer tanto assim.

Mudanças No Seu Corpo: No quarto mês de gravidez, provavelmente entre a 18a e a 20a semana, você poderá sentir seu bebê se mexendo pela primeira vez. A sensação será parecida com ter borboletas voando em sua barriga, é um lindo momento!

Você poderá notar que sua respiração está ficando mais difícil; isso acontece por que seu bebê está começando a tomar mais espaço e os pulmões ficam mais apertados. Essa pressão continuará até que seu bebê “desça” e se encaixe em sua pélvis, um pouco antes do nascimento.

Sua barriga continua a crescer e está um pouco mais à vista agora, e pode ser que as pessoas se mostrem curiosas sobre o fato de você estar grávida. Algumas grávidas notam que seus cabelos ficam mais grossos ou escuros, outras, que mais penugem facial está crescendo devido às alterações hormonais.

Lista Resumida Para O Quarto Mês de Gravidez

  • Ultrassom Morfológico Da 20a Semana: Na 20a semana, você estará na metade de sua gravidez e é hora de fazer essa ultrassonografia tão importante. Leia sobre o que mais você pode esperar no 2o trimestre de sua gravidez.
  • Descubra o sexo de seu bebê: se decidir descobrir o sexo de seu bebê, pense se vai querer contar às pessoas e como fará o grande anúncio.
  • Comece a procurar roupas para grávidas: talvez você não precise trocar todas as suas roupas do dia a dia por roupas de grávida, mas com quatro meses de gravidez, é possível que suas calças comecem a ficar um pouco apertadas. Pode ser um bom momento para começar a procurar lojas que vendam roupas para grávida que te agradem.
  • Controle os ataques de fome: Talvez você sinta mais fome do que antes; se sim, tente manter uma dieta de gravidez saudável. Em vez de comer duas vezes mais, siga as recomendações médicas e acrescente pouco mais à sua dieta, mantendo-a saudável.
  • Tire férias: Use a injeção de energia do segundo trimestre e o fato de sua barriga ainda não estar muito grande para tirar os preparativos maiores do caminho e dar uma escapada com seu parceiro. Se esse for seu primeiro bebê, essa pode ser uma boa chance de passar um tempo com seu parceiro antes da chegada de seu pequenino.