4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

Parabéns! Você está no seu último mês de gravidez e seu bebê pode chegar a qualquer momento. A maioria das mulheres dá à luz entre a 38a e a 42a semanas, mas alguns poucos bebês chegam exatamente na data prevista para o parto.

Sintomas Comuns No Nono Mês De Gravidez

No último mês de sua gravidez, alguns dos sintomas normais que você pode sentir são:

  • Necessidade de urinar frequente
  • Eliminação do tampão mucoso
  • Aumento do corrimento vaginal
  • Dor nas costas
  • Coceiras
  • Pressão sobre a pélvis
  • Seios vazando leite
  • Aumento do crescimento de penugem no rosto
  • "Mais leveza" — seu bebê “desce”, sendo mais fácil respirar
  • Sentir menos movimentos do bebê

Nove Meses De Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: Os pulmões de seu bebê estão se desenvolvendo até o momento do parto, se preparando para a primeira respiração e o tão importante primeiro choro. Em breve, você saberá o quanto esse chorinho pode ser alto!

No último mês da gravidez, seu bebê já deve estar em posição cefálica, isto é, com a cabeça para baixo. Se o bebê estiver sentado, seu médico poderá tentar virá-lo ou oferecer uma cesariana.

Mudanças Em Seu Corpo: Você estará se sentindo enorme, cansada e impaciente – você pode até se sentir um pouco inquieta quando se senta ou se deita, por que nenhuma posição parece ser confortável. Algumas futuras mamães sentem uma injeção de energia na medida que o corpo se prepara para o parto.

Um ponto positivo é o bebê “descer” e se encaixar na pélvis, tirando um pouco da pressão sobre os pulmões e tornando mais fácil a respiração (embora a necessidade de urinar possa ficar ainda mais frequente).

Se você estiver sentindo cólicas ou contrações nesse estágio, lembre-se de que há uma diferença entre contrações de treinamento e contrações reais, portanto, cronometre os intervalos entre as contrações. Se achar que está em trabalho de parto, fale com seu médico e relate seus sintomas.

Se seu bebê não nascer até a 40a semana, o monitoramento de sua equipe médica será ainda mais minucioso na 41a e 42a semanas. Você e sua equipe de parto talvez discutam se induzirão o trabalho de parto e quando. Se seu bebê não tiver nascido até o final da 42a semana, você provavelmente será induzida para reduzir o potencial de riscos.

Lista Resumida Para O Nono Mês De Gravidez

  • Organize pessoas para ficarem com seus filhos: Talvez você precise de alguém para ficar com seus filhos quando trouxer seu recém-nascido para casa. Se tiver outros filhos, talvez precise de ajuda temporária, ou talvez queira pensar em planos de longo-prazo, para quando seu recém-nascido for um pouquinho mais velho.
  • Preparativos finais: No nono mês da gravidez, talvez você sinta a necessidade de “cuidar de seu ninho” – uma vontade de deixar a casa arrumada para seu bebê e para sua família. Use o restante dos dias ou das semanas de sua gravidez para cuidar de preparativos de última hora e arrume sua casa do jeitinho que desejar. Canalize essas curtas injeções de energia para cozinhar refeições extras e congelá-las, fazer a limpeza, ou para estocar itens de bebê (como fraldas).
  • Planeje as visitas à maternidade e o anúncio do nascimento: Pense em quem você vai querer que a visite na maternidade e como lidar com as ofertas de pessoas que querem ajudar ou visitá-la. Após o nascimento, você terá de lidar com muitas coisas, portanto, agora é o momento de decidir como fazer o anúncio do nascimento para amigos e família.
  • Encontre o nome perfeito para seu bebê: Se estiver sentindo dificuldade para encontrar o nome perfeito para seu bebê, ou se mudou de ideia sobre um nome que achava ter gostado, experimente o Gerador de Nomes para Bebês de Pampers para encontrar o nome perfeito.
  • Vá dormir: Coloque a lista de afazeres na gaveta e durma o máximo que puder. Não só descanse – fique na cama até tarde também. Essa pode ser sua última chance para passar tempo consigo mesma, então aproveite para fazer as unhas, ou uma massagem nos pés, assistir um filme e passar mais tempo com seu parceiro ou pessoas queridas. Aproveite esses últimos dias antes de seu bebê nascer.
  • Registre-se para receber ainda mais dicas sobre gravidez.