4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

Parabéns! Você está no seu último mês de gravidez e seu bebê pode chegar a qualquer momento. A maioria das mulheres dá à luz entre a 38a e a 42a semanas, mas alguns poucos bebês chegam exatamente na data prevista para o parto.

Sintomas Comuns No Nono Mês De Gravidez

No último mês de sua gravidez, alguns dos sintomas normais que você pode sentir são:

  • Necessidade de urinar frequente
  • Eliminação do tampão mucoso
  • Aumento do corrimento vaginal
  • Dor nas costas
  • Coceiras
  • Pressão sobre a pélvis
  • Seios vazando leite
  • Aumento do crescimento de penugem no rosto
  • "Mais leveza" — seu bebê “desce”, sendo mais fácil respirar
  • Sentir menos movimentos do bebê

Nove Meses De Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: Os pulmões de seu bebê estão se desenvolvendo até o momento do parto, se preparando para a primeira respiração e o tão importante primeiro choro. Em breve, você saberá o quanto esse chorinho pode ser alto!

No último mês da gravidez, seu bebê já deve estar em posição cefálica, isto é, com a cabeça para baixo. Se o bebê estiver sentado, seu médico poderá tentar virá-lo ou oferecer uma cesariana.

Mudanças Em Seu Corpo: Você estará se sentindo enorme, cansada e impaciente – você pode até se sentir um pouco inquieta quando se senta ou se deita, por que nenhuma posição parece ser confortável. Algumas futuras mamães sentem uma injeção de energia na medida que o corpo se prepara para o parto.

Um ponto positivo é o bebê “descer” e se encaixar na pélvis, tirando um pouco da pressão sobre os pulmões e tornando mais fácil a respiração (embora a necessidade de urinar possa ficar ainda mais frequente).

Se você estiver sentindo cólicas ou contrações nesse estágio, lembre-se de que há uma diferença entre contrações de treinamento e contrações reais, portanto, cronometre os intervalos entre as contrações. Se achar que está em trabalho de parto, fale com seu médico e relate seus sintomas.

Se seu bebê não nascer até a 40a semana, o monitoramento de sua equipe médica será ainda mais minucioso na 41a e 42a semanas. Você e sua equipe de parto talvez discutam se induzirão o trabalho de parto e quando. Se seu bebê não tiver nascido até o final da 42a semana, você provavelmente será induzida para reduzir o potencial de riscos.

Quais São Os Meses Da Gravidez?

A gravidez dura nove meses, certo? Bem, mais ou menos. A gravidez geralmente dura 40 semanas (quase 10 meses), a contar do primeiro dia de sua última menstruação. No entanto, não é incomum que o bebê chegue algumas semanas antes ou depois da data prevista, e os meses duram um pouco mais do que 4 semanas. Além disso, às vezes é difícil dizer a data exata da concepção. Assim, com todas essas variáveis, os nove meses são apenas uma referência.

É por isso que a gravidez geralmente é medida em semanas e não em meses e por isso, você se acostumará com referências como a “12a semana” ou a “32a semana”, por exemplo. Você também notará referências aos “trimestres da gravidez”. Os três trimestres são:

Então, como determinar com quantos meses você está? Há diferentes maneiras de calcular, mas geralmente consideramos que a mulher está grávida de um mês da semana 5 à semana 8 da gravidez – essas são as semanas logo depois do atraso em sua menstruação. Lembre-se, no entanto, que você terá concebido algumas semanas antes do que é considerado o primeiro mês.

Calculadora gestacional: No primeiro mês de gravidez, você pode ficar ansiosa para saber quando esperar a chegada de seu bebê, e a Calculadora Gestacional de Pampers é uma ferramenta útil, que proporcionará uma estimativa da data. Se você tiver um ciclo menstrual irregular ou não conseguir lembrar o primeiro dia de seu último ciclo, seu médico poderá fazer uma avaliação do seu tempo de gravidez.

Lista Resumida Para O Primeiro Mês De Gravidez

  • Descubra se está grávida: Você poderá descobrir se está grávida com um teste de farmácia. Os testes são mais precisos quando feitos alguns dias ou até mesmo uma semana depois do atraso da menstruação.
  • Faça um checkup com um médico: Visite seu médico, que poderá confirmar sua gravidez com testes que medem seus hormônios, como a Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG). Seu médico também poderá orientá-la a respeito de suas consultas de pré-natal nos próximos 9 meses (aproximadamente).
  • Nutrição na gravidez: Fale com seu médico sobre nutrição saudável e quais vitaminas ou suplementos de gravidez são recomendados para você.
  • Concentre-se em sua saúde: Tente interromper hábitos prejudiciais à saúde, como o fumo ou o consumo de bebidas alcóolicas e tente reduzir o estresse.
  • Preste atenção a seus sentimentos: Esse momento traz um turbilhão de emoções e você pode ter uma série de sintomas físicos e emocionais. Descanse e converse com pessoas queridas sobre como está se sentindo.
  • Registre-se para receber ainda mais dicas sobre gravidez.