Mulher grávida verificando seu ganho de peso

Quanto Peso Devo Ganhar Durante A Gravidez?

Conforme sua barriga cresce nessas 40 semanas de gravidez, a maior parte do peso que você ganha vem de seu bebê, que está crescendo, mas é perfeitamente normal e saudável ganhar alguns quilos extras também. Não há um padrão quando falamos de ganho de peso na gravidez, pois vai depender do seu tipo de corpo, peso ao ficar grávida e outros fatores – como estar grávida de um único bebê ou de gêmeos. Continue lendo para saber mais sobre o peso na gravidez e o que é saudável para você e seu bebê.

Qual é o ganho de peso considerado normal na gravidez?

Nenhuma futura mamãe é igual e é por isso que o ganho de peso recomendado dependerá principalmente do seu peso antes de ficar grávida e de seu IMC.

O que é IMC? É a sigla para Índice de Massa Corporal, que é a razão entre seu peso (em quilogramas) e sua altura (em metros) ao quadrado. Na maior parte dos casos, o IMC dá uma estimativa de sua gordura corporal.

Em se tratando de ganho de peso durante sua gravidez, a regra geral é a seguinte: se seu IMC é baixo, a recomendação de ganho de peso para você será maior do que para alguém com um IMC mais alto. Se não estiver certa do que é melhor para você, fale com seu médico sobre ganho de peso saudável durante sua gravidez.

Ganhando peso gradualmente na gravidez

Resista à tentação de “comer por dois” – é importante ganhar peso gradualmente durante a gravidez. Na realidade, durante o primeiro trimestre, seu corpo não precisará de quilos a mais para gerar o bebê. Levando-se em conta que você talvez esteja sentindo enjoos matinais, ganhar peso pode ser bastante difícil nos primeiros meses. No entanto, na medida em que a gravidez progride, você precisará ganhar peso constante e gradualmente no segundo e terceiro trimestres.

Abaixo está uma referência aproximada de quantas calorias a mais você vai precisar ingerir para ter um ganho de peso saudável trimestre a trimestre.

  • Primeiro trimestre: Não há necessidade de calorias extras
  • Segundo trimestre: Cerca de 340 calorias a mais por dia
  • Terceiro trimestre: Cerca de 450 calorias a mais por dia

Essas calorias a mais se baseiam na referência recomendada de 2000 calorias por dia. Lembre-se, as diretrizes podem variar de acordo com seu IMC e outros fatores, como por exemplo, estar grávida de gêmeos ou múltiplos.

Não é necessário se forçar a comer mais calorias se não estiver com fome. O ideal é ouvir seu corpo. Siga um plano nutricional saudável na gravidez e discuta suas necessidades calóricas com seu médico se estiver com dúvidas.

Não faça dietas durante a gravidez e seja cuidadosa ao escolher os alimentos que consome. Escolha uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos – você com certeza não precisa se dar ao luxo de comer porções dobradas de chocolate e sorvete para alimentar seu bebê.

Se estiver com sobrepeso ou abaixo do peso, seu médico poderá aconselhá-la para que você e seu bebê continuem saudáveis durante toda a gravidez.

De onde vem o ganho de peso na gravidez?

Nem todo ganho de peso na gravidez se traduz em gordura. Um bebê normal pesa cerca de 3,3Kg ao nascer, o que representa uma porção substancial do ganho de peso médio durante a gravidez. Alguns outros fatores também podem contribuir para o ganho de peso durante a gravidez, entre eles:

  • O útero fica maior (cerca de 900g a mais)
  • Placenta (700g)
  • Líquido amniótico (cerca de 900g)
  • Seios maiores (cerca de 400g a mais)
  • Maior volume de sangue (cerca de 1,2Kg)
  • Maior volume de fluidos (cerca de 1Kg)
  • Gordura acumulada (cerca de 4Kg).

Você perderá a maior parte do peso adquirido durante a gravidez depois do nascimento de seu bebê, mas ainda precisará da gordura acumulada como combustível para a produção de leite.

O mais importante durante sua gravidez é sua saúde e a de seu bebê. Não importa seu peso ao ficar grávida, o melhor a se fazer é garantir uma alimentação saudável para você e seu bebê. Cada mamãe é diferente, então ouça seu corpo e não tenha medo de pedir ajuda a seu médico e se informar sobre qual ganho de peso é o melhor para você.