19 primeiros sintomas de gravidez

Às vezes é difícil interpretar os sinais que seu corpo quer dar. Se você suspeita que pode estar experimentando os primeiros sintomas de gravidez, provavelmente está ansiosa para saber se está grávida.

Aqui listamos alguns dos primeiros sinais de gravidez. Tenha em mente que cada gravidez e cada futura mamãe são diferentes, então você pode não notar os sinais listados.

Os Primeiros sinais de gravidez

os primeiros sinais de gravidez

Você não menstruou e se pergunta: será que estou grávida?

Nesse momento, é normal e compreensível se perguntar quais são os primeiros sinais do início de gestação. Tudo pode parecer confuso,enquanto você tenta organizar o que está sentindo fisicamente e mentalmente.

Você pode começar a perceber os sintomas específicos da gravidez desde o início, mesmo antes de ter certeza de que está grávida. Claro, um teste de gravidez caseiro ou um teste feito pelo seu médico será a melhor maneira de descobrir que você está grávida.

Enquanto isso, avalie e leia as seguintes perguntas sobre os primeiros sinais de gravidez na primeira semana após o atraso menstrual e no primeiro mês de gravidez:

  1. Menstruação atrasada. Um dos primeiros sinais de gravidez é o atraso menstrual, mesmo que você tenha um ciclo menstrual irregular, esse sintoma pode confundir. Preste atenção nas datas do seu ciclo, se não houver nenhum sinal de menstruação, você pode estar grávida.

  2. Sangramento. Manchas muito leves conhecidas como "sangramento de implantação" podem ser um sinal gravidez. Ocorre quando o óvulo fertilizado se liga ao revestimento do útero.

  3. Cólicas. Algumas futuras mamães relatam cólicas uterinas durante o primeiro trimestre. Para acalmar a parte inferior do abdômen, coloque uma bolsinha de água quente ou uma toalha na barriga, ou tome um banho quente.

  4. Falta de ar. No início, níveis elevados de hormônios da gravidez e um metabolismo rápido podem causar uma sensação de falta de ar como resultado do aumento da temperatura corporal central. Seu corpo compensa essa sensação de calor suando mais para ajudar a se refrescar.

  5. Coração acelerado. As alterações hormonais também podem causar palpitações cardíacas, mas se durarem mais do que alguns segundos ou ocorrerem com frequência, entre em contato com seu ginecologista para um check-up e verifique se está tudo bem.

  6. Alterações de humor. Descobrir que você está grávida é uma ótima notícia, e é natural sentir tudo, desde alegria e excitação até ansiedade e confusão. Pode ser útil conversar com seus entes queridos sobre seus sentimentos.

  7. Inchaço e constipação. À medida que o sistema digestivo desacelera, você também pode se sentir inchada (semelhante ao que experimentou no início da menstruação) e constipada. Coma alimentos ricos em fibras, beba bastante água e, se puder, adicione algum exercício à sua rotina diária.

  8. Azia. Durante a gravidez, os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do estômago tendem a relaxar, o que pode levar ao refluxo ácido, comumente conhecido como azia. Faça refeições pequenas e frequentes e evite frituras, frutas cítricas, chocolate e alimentos condimentados para ajudar a prevenir a azia.

  9. Acne. A superprodução de sebo (óleo) pode causar espinhas durante a gravidez. Limpe suavemente a pele todos os dias, use cosméticos não gordurosos e pergunte ao seu médico sobre medicamentos seguros para acne.

  10.  Tontura. Níveis baixos de açúcar no sangue, estresse e fadiga podem fazer você se sentir tonto ou desmaiar. Para evitar o enjoo durante a gravidez, tente comer pequenas refeições regulares e tente manter o estresse sob controle.

  11. Aumento de peso. Algumas mulheres ganham entre 11,5 a 16 kg nos primeiros meses de gravidez, mas seu médico pode recomendar um ganho de peso saudável durante a gravidez que seja adequado para você.

  12. Congestão Nasal. No início da gravidez, as membranas mucosas do nariz ficam inchadas, secas e sangram facilmente. Para ajudar a aliviar o congestionamento, considere usar um umidificador ou experimente gotas salinas, ou um enxágue com solução salina e lembre-se de se manter hidratado.

  13.  Dores de cabeça. Estes podem ser um dos sintomas da gravidez nos primeiros dias, à medida que os níveis de estrogênio aumentam. Você também pode sentir dores de cabeça tensionais, que podem ser causadas por estresse ou fadiga. Consulte seu médico sobre possíveis medicamentos.

  14.  Micção frequente. Se você achar que está urinando muito mais do que o normal, pode ser um sinal de gravidez, pois seus rins estão processando mais líquido, que acaba na bexiga. No entanto, não beba menos água, pois manter-se hidratado é muito importante.

  15.  Seios sensíveis e inchados. No início, seus seios podem parecer mais sensíveis e aumentados, mas à medida que seu corpo se ajusta às mudanças hormonais, o desconforto pode diminuir.

  16. Náusea. Com ou sem vômito, a náusea é um sintoma clássico da gravidez, mais comumente chamado de "enjoo matinal".  Eles geralmente aparecem um mês após engravidar. Para algumas mulheres, o enjoo matinal ocorre em outros momentos do dia, não apenas pela manhã, enquanto outras mulheres não o sentem. Coma algo antes de sair da cama, como bolachas, e depois coma pequenas refeições regulares ao longo do dia para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

  17.  Desejos de comida e aversões/sensibilidade ao odor. Os sintomas da gravidez no primeiro mês também incluem alterações no paladar, olfato e desejos. Faça uma dieta equilibrada e converse com seu médico se tiver desejos não alimentares (como giz ou sujeira).

  18.  Fadiga. É natural sentir-se cansada durante a gravidez, especialmente no início, quando o hormônio progesterona está sobrecarregado e faz você se sentir esgotada. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar seu bebê, então reserve bastante tempo para descansar e relaxar.

  19.  Alterações da pele. Você pode notar alterações na pigmentação da pele, como escurecimento ao redor dos mamilos, manchas escuras ao redor do rosto ou o aparecimento de uma linha escura do umbigo ao osso púbico.

Todas as mulheres apresentam os primeiros sintomas da gravidez?

É sempre bom lembrar que cada gravidez é única, você pode ou não notar esses sintomas.

Por exemplo, os primeiros sinais de gravidez podem ocorrer antes da menstruação parar; alternativamente, o atraso menstrual pode ser o primeiro indício de que você está grávida. Além disso, os sintomas que você percebe em uma segunda gravidez podem ser diferentes dos que você experimentou na primeira vez.

Quando começam os sintomas da gravidez?

Você pode estar se perguntando quando os sintomas da gravidez começam. Mais uma vez, é diferente para cada mulher. Alguns podem experimentar os primeiros sinais de gravidez nas primeiras semanas após a concepção. Outras podem estar grávidas e não notar nenhum sintoma por um tempo.

Como você sabe que está grávida?

Você deve estar se perguntando como saber se estou grávida? Se você acha que pode estar grávida, um teste caseiro confirmará. Não há melhor maneira de saber!

Se você estiver com alguns dos sintomas da gravidez e fizer um teste de gravidez em casa, mas o teste for negativo, ainda há uma chance de você estar. Espere até que seu período esteja uma semana (ou mais) atrasado e, em seguida, teste novamente.

Se o teste for positivo, marque uma consulta com seu médico para confirmar sua gravidez.

Se desejar, você pode usar nossa Calculadora de Gravidez para ver sua data prevista de parto e descobrir quanto tempo você está em sua gravidez.

Outros sinais e sintomas que você pode ter durante a gravidez

Ao longo de sua gestação, seu corpo experimentará coisas únicas e maravilhosas. Algumas dessas mudanças físicas (como enjoo matinal) podem desaparecer, enquanto outras (como congestão nasal e azia) podem continuar durante a gravidez.

Aqui estão algumas mudanças que você pode experimentar durante o segundo e terceiro trimestres:

  1. Secreção Vaginal. Um corrimento vaginal pegajoso, claro ou branco é um sintoma normal durante a gravidez, não necessariamente um sinal precoce, mas entre em contato com seu ginecologista se tiver um odor forte ou for acompanhado de dor e coceira na vagina.

  2. Cãibras ou dor na parte inferior do abdômen. No final da gravidez, você pode sentir uma sensação de cãibra, que pode ser resultado de dor no ligamento redondo ou contrações de Braxton-Hicks.

  3. Dor nas costas. A dor nas costas pode ser causada por alterações hormonais, ganho de peso ou alterações na postura devido ao crescimento da barriga. Manter uma boa postura, dormir de lado e fazer alguma atividade física todos os dias pode ajudar a aliviar a dor.

  4. Coceira na pele. Onde quer que sua pele esteja esticada durante a gravidez (por exemplo, seu abdômen e coxas), você pode começar a sentir coceira. Evite coçar, use um bom hidratante e tome banho com água morna, pois a água quente pode ressecar a pele.

  5. Estrias. À medida que sua pele se estica durante a gravidez, você pode notar estrias se formando em áreas como barriga, coxas, nádegas e seios. Ganhar uma quantidade saudável de peso lentamente durante a gravidez pode ajudar a minimizar essas estrias.

  6. Diferentes dores no corpo. Você pode encontrar sintomas diferentes em momentos diferentes da gravidez, como dor ou sensibilidade nos dentes, varizes ou hemorroidas e tornozelos inchados ou cãibras nas pernas.

Quando consultar um médico na suspeita de gravidez?

 Na maioria das vezes, os desconfortos e alterações físicas acima são completamente normais, mas existem alguns sinais que não devem ser ignorados, como fortes dores de cabeça, alterações na visão ou inchaço súbito (edema). Se você notar algo que não está certo, consulte seu ginecologista.

Em resumo

Vale ressaltar, ainda, que os sintomas de gravidez podem variar entre as mulheres e a cada gestação. Ou seja, uma mesma mãe, por exemplo, na primeira gravidez pode sentir alguns sintomas e na seguinte apresentar outros ou nenhum sintoma, variando em intensidade, frequência, época e duração.

Perguntas frequentes sobre suspeita de gravidez

A constipação é um sintoma de gravidez?

Um aumento nos hormônios da gravidez pode fazer com que seu sistema digestivo desacelere e leve à constipação. O ferro nas vitaminas pré-natais também pode contribuir para a constipação. É melhor beber bastante líquido e aumentar a ingestão de fibras comendo muitas frutas e vegetais. Comer refeições pequenas e frequentes também pode ajudar na digestão.

Sangramentos são um sinal de gravidez?

Sangramentos podem ser um sinal muito precoce de gravidez conhecido como sangramento de implantação, que é quando o óvulo fertilizado se liga ao revestimento do útero. A mancha é geralmente muito leve e às vezes é confundida com sangramento menstrual. No entanto, não se preocupe se você não notar sangramento de implantação, nem todas as mulheres o experimentam.

As cólicas são um sintoma de gravidez?

Algumas mulheres podem sentir cólicas no início da gravidez e podem ser semelhantes às cólicas menstruais.

As dores de cabeça são um sintoma de gravidez?

À medida que seus níveis de estrogênio aumentam durante a gravidez, você pode sentir dores de cabeça. Dores de cabeça tensionais também são comuns durante a gravidez.

Quando a náusea começa na gravidez?

Náusea com ou sem vômito é um sintoma clássico da gravidez que é comumente conhecido como enjoo matinal. Eles podem começar duas a três semanas após a concepção para algumas mulheres. Evitar odores fortes como perfumes e odores de cozinha pode ajudar a prevenir náuseas durante a gravidez.

A coisa mais importante para o início de uma gestação

Os primeiros sinais de gravidez podem ser tão sutis quanto um desejo ou aversão por comida, ou mais perceptíveis como manchas ou sensibilidade nos seios. À medida que a gravidez avança, alguns desses sinais e sintomas provavelmente retornarão, incluindo azia, cólicas e micção frequente. Se você não tem certeza de que está grávida, mas experimentou alguns dos primeiros sintomas da gravidez, faça um teste de gravidez em casa ou visite seu ginecologista.

Os sinais de gravidez podem ser irritantes, especialmente se você estiver experimentando vários simultaneamente, mas antes que perceba, você estará dando à luz e trazendo seu bebê para casa. Este é apenas o começo de uma jornada incrível.

Em resumo

Os sinais (que podem ser vistos) e sintomas de gravidez (que podem ser sentidos) podem surgir nas primeiras semanas após a concepção, como também, podem passar despercebidos, já que depende de cada mulher.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Resumo

Às vezes é difícil interpretar os sinais que seu corpo quer dar. Se você suspeita que pode estar experimentando os primeiros sintomas de gravidez, provavelmente está ansiosa para saber se está grávida. Conheça alguns desses sinais.

Dicas de cuidado da gravidez

Consulte a nossa Calculadora de Gravidez para obter mais detalhes do que acontece em cada semana, mês e trimestre dessa fase tão especial. Você já começou uma jornada incrível com o seu bebê!

Fontes

Consentimento de cookie